O futuro do trabalho é agora, e se você não está preparado (ou se preparando) para desenvolver as habilidades e competências buscadas pelas organizações, está mais que na hora de se preocupar e fazer algo a respeito.
Mas antes de se alarmar, eu tenho uma boa dica: busque pela inovação. De acordo com site Innovation Training, estudos destacam que a inovação é uma das habilidades profissionais mais importantes e buscadas por organizações no século 21.
No entanto, é sempre importante lembrar: não se acomode! E confira outras habilidades e competências que fazem um colaborador se destacar por seu perfil inovador:
Criatividade
Inovação e criatividade andam de braços dados. É que a criatividade está relacionada a pensar de forma diferente, e isso abre uma série de possibilidades aos colaboradores que desenvolvem essa habilidade ou que são estimulados por seus gestores a encontrar respostas por esse caminho.
A criatividade no trabalho é característica básica para a contratação em diversos setores e tem sido estimulada dentro das organizações como forma de melhorar a produtividade, reduzir custos e se manter competitiva frente aos concorrentes.
Pensamento crítico e estratégico
A capacidade de associar perspectivas, processos e problemas diferentes e gerar uma nova solução é uma das competências mais buscadas e admiradas por gestores que possuem um mindset inovador.
E para isso é preciso trabalhar a criatividade e a estratégia de forma mútua, encarando os os problemas de uma outra forma e reconfigurá-los até encontrar uma solução eficaz e, muitas vezes mais econômica e simples.
Proatividade
Se inovação e criatividade andam juntas, é preciso, antes de mais nada, que haja um movimento e uma disponibilidade para que elas sejam colocadas a prova. Isso significa que o colaborador não pode ter medo ou esperar o momento certo. É preciso ter feeling e se dispor a arriscar e propor algo novo, antes que a oportunidade passe ou que outra pessoa crie e inove antes.
É claro que ser proativo não significa sair atropelando colegas, gestores e processos. A proatividade é bem vinda, mas também precisa ser calculada para que não esbarre em pontos delicados dentro de uma organização.
Colaboração
Desde a época do colégio aprendemos a importância de trabalhar em grupo. O problema é é que com o passar dos anos isso vai se perdendo. Se esse for o seu caso, pare e repense.
Trabalhar em colaboração é muito mais do que fazer um trabalho em grupo, está relacionado a compartilhar conhecimentos, erros e acertos e aproveitar da experiência e percepções de cada um para trabalhar da forma mais inovadora possível.
Essas são apenas algumas das habilidades e competências mais buscadas pelas organizações. No entanto, como você já percebeu, o mercado de trabalho é mutável e as revoluções nessa área acontecem de forma cada vez mais rápida. Por isso, a dica é que você desenvolva não apenas essas características, mas também aquelas que te fazem único no universo da inovação.
E lembra-se que todas essas características refletem na questão da resiliência e rápida adaptabilidade às exigências dos mais diversos setores. Por isso, não perca mais tempo! Estude, trabalhe, compartilhe, erre e recomece! Muitas de nossas maiores referências em inovação começaram dessa forma.
Agora, deixe sua colaboração aqui e nos conte em quais dessas habilidades e competências você se destaca e quais ainda precisa desenvolver?
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Resumo:
O mercado de trabalho, cada vez mais mutável, exige dos colaboradores determinadas habilidades e competências que os torne resilientes e preparados para pensar e agir de forma cada vez mais eficiênte. Confira neste artigo quais são essas características e a importância delas para as organizações.
Referências: