top of page
Buscar
  • Foto do escritorBlenda Campos

Como a cultura organizacional pode promover o comportamento inovador

Acredito que você faça parte do grupo de profissionais que está em busca de levar a sua marca (seja organizacional, seja pessoal) para um outro patamar, não é mesmo? E para isso, nada melhor do que ter ou mesmo desenvolver um comportamento inovador.



A boa notícia, é que essa característica pode ser estimulada no próprio ambiente de trabalho, com o suporte de uma cultura organizacional que tenha um mindset inovador e colaborativo.


Bons exemplos de empresas que estimulam o comportamento inovador através de sua cultura e hoje valem uma enorme quantia em dinheiro é que não faltam: Netflix, Apple e Amazon são apenas alguns desses exemplos e que hoje inspiram outras empresas em diversos lugares do mundo.


Mas antes de se guiar por exemplos de sucesso, que tal voltar-se para a sua organização e analisar os objetivos traçados para a sua criação e qual a maior motivação de sua existência?


Esse tipo de reflexão permitirá a você perceber se a cultura organizacional de sua empresa ainda faz parte daquilo que você busca para o futuro, ou mesmo para se manter ativo nos próximos anos. E esse ponto é fundamental para que você entenda o que tem sido feito e o que é preciso ser transformado para promover a inovação em toda cultura empresarial.


O papel dos líderes inovadores


Após analisar o que precisa ser feito e traçar novos objetivos para que ocorra essa mudança de comportamento rumo a inovação, é hora de pensar em unir forças e empoderar colaboradores que já possuem a inovação em suas veias.


Reconhecer e estimular esse tipo de liderança é fundamental para que se coloque realmente em prática o comportamento inovador dentro da empresa. Esse tipo de colaborador tende a promover o debate em torno das novidades e estimula esse comportamento entre os demais.


Dessa forma, a inovação acaba assumindo um papel fundamental na cultura da empresa, transformando processos e incentivando aprendizados em torno deste novo mindset. Isso faz com que os colaboradores que de fato estejam engajados com a cultura da empresa abracem a inovação e busquem novas soluções para antigos problemas.


Por isso, tenha sempre em mente que a cultura organizacional é um dos pilares de sustentação de sua empresa e deve ser valorizada e estar em constante evolução. Trazendo assim, novas oportunidades e maiores chances de crescimento em seu setor.


E a sua empresa? Conte nos comentários qual o papel da cultura organizacional de seu negócio no desenvolvimento de um mindset inovador entre seus colaboradores!



Referências:







5 visualizações0 comentário
bottom of page